MORADORES DAS COMUNIDADES TAMANDARÉ E SANTA CECILIA ESTÃO SENDO AMEAÇADOS POR PESSOAS LIGADAS A EMPRESAS DE CRÉDITO DE CARBONO

 

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares  de Tarauacá levanta essa bandeira de luta com o novo momento que o Estado vive com relação aos conflitos fundiários. O governo do Estado não está agindo nem tão pouco atuando como deveria. É fundamental que se tenha uma atitude nova frente a esses novos conflitos. Atualmente está havendo uma corrida por parte de supostos proprietários de grandes seringais para a implantação de projetos de comercialização de carbono, sem levar em consideração as populações tradicionais.

Esses moradores rurais estão sendo amedrontados, estão aparecendo proprietários ‘antigos’, eles aparecem para os moradores que estão ali há 20 anos, há 30 anos, dizendo: que agora tem um projeto de carbono, e que as pessoas estão proibidas de tudo. Não podem mais botar um roçado. Isso está gerando intranquilidade e conflito para famílias do Rio Tarauacá, entre outros. Quem faz esse tipo de afirmação está mentindo para os posseiros.

"Nós representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rural de Tarauacá não vamos aceitar tais ameaças a esses moradores, lutaremos para que as suas propriedades que já tem direito a usucapião há muitos anos sejam regularizadas dentro do módulo de propriedade da Amazônia." Afirmou o presidente Sandro Falcão. 


Comentários